A gastrostomia é um orifício na parede abdominal que é feita para permitir que o paciente se alimente e, para isso, existe a necessidade de um dispositivo para a introdução do alimento.
Ela pode ser indicada em diversas situações: quando o paciente não consegue ou não sabe comer pela boca, quando há malformações específicas do sistema gastrointestinal ou quando não consegue comer de forma suficiente e há sinais de alteração da nutrição (pacientes com câncer, por exemplo).
Desta forma, alimentos, líquidos e medicamentos são administrados por meio de um tubo. Um disco de plástico fora na pele e um balão que fica no interior do estômago fixam todo o dispositivo no lugar correto. Esse procedimento pode ser realizado por cirurgia ou por endoscopia.
A criança pode ter uma vida normal e os pais devem ficar atentos aos cuidados e limpezas locais.
Todos os pais e mães devem conhecer sobre isso. Reconhecer e entender esses dispositivos permite que você não olhe diferente para essa criança – isso se chama inclusão!
Dispositivos de gastrostomia
Existem diferentes dispositivos de gastrostomia e a escolha de qual será depende de diversas situações.
A sonda Foley, por exemplo, é muito utilizada na gastrostomia pois tem menor custo. Ela não é a ideal para essa finalidade por ser de látex, o que pode causar alergias e por não ter anteparo externo de fixação (causa vazamentos).
O dispositivo ideal é criado exclusivamente para a finalidade de alimentação e medicamentos. A sonda de silicone, com maior durabilidade, é biocompatível (não causa alergia) e possui anteparo externo permitindo assim a fixação ideal, o que evita vazamento e deslocamento da sonda.
E se possível, a aquisição do botom (fica mais rente a pele) permite mais segurança pois diminui a chance da criança puxar. Esse tipo, apesar de ter o preço mais elevado, é esteticamente mais discreto. Independente do tipo escolhido, é importante sempre ficar atento ao prazo de validade e fazer a troca do equipamento sempre que necessário e sua correta higienização.
Alimentação e medicação pela sonda. Como fazer?
A gastrostomia serve para alimentar o paciente e também para administrar medicamentos. Mas, como fazer de forma correta?
A primeira coisa é utilizar cerca de 20ml de água filtrada para fazer a lavagem da sonda, garantindo que não há resíduos que possam atrapalhar a ação do medicamento. Isso deve ser feito antes e depois de administrar a medicação.
Se tiver que administrar mais de uma medicação, faça a lavagem da sonda com cerca de 10 ml de água entre um remédio e outro.
E por que fazer essa limpeza? Pois pode acontecer da medicação entrar em contato com resíduos da dieta na sonda e isso pode obstruir a sonda e também interferir no efeito do medicamento.
E se o remédio que seu filho precisa for só encontrado em comprimido para uso oral deve ser triturado e diluído em água. Se em cápsulas, deve ser misturado com água.
Na dúvida em como fazer, consulte sempre o pediatra do seu filho para que a diluição ocorra de forma correta.
Cuidados com a higiene da gastrostomia
Os pais e cuidadores devem ficar atentos com a gastronomia, principalmente, com a sua higiene e ficar atento aos sinais de infecção, então, fiz um pequeno resumo dos cuidados que precisamos ter com as crianças alimentadas por sonda. São elas:
Se houver perda da gastrostomia, quebra de alguma porção do dispositivo ou obstrução, há alguns familiares treinados para troca. Mas sempre comunique seu médico!