Qual a diferença entre gripe e resfriado?
maio 30, 2022Como manter a amamentação com o fim da licença maternidade?
junho 8, 2022Um dos acessórios mais usados – e requisitados – dos últimos tempos é ele: o inalador (também chamado nebulizador). Mas, existem vários modelos no mercado e muitos pais ficam em dúvida qual melhor ter em casa para usar com os filhos pequenos. Todos os modelos têm prós e contras e elenquei aqui os modelos e as vantagens e desvantagens de ter cada um deles.
Saiba a diferença entre gripe e resfriado; leia mais clicando aqui
Inalador ultrassônico: utiliza vibrações de alta frequência para transformar líquido em vapor.
Vantagem: faz menos barulho, inalação é mais rápida e pode ser feita em qualquer posição.
Desvantagem: preço mais alto e ele não é compatível com alguns medicamentos.
Inalador com malha Vibratória: funciona com vibrações de uma malha com milhares de orifícios que vaporizam até a última gota de qualquer medicamento.
Vantagem: silencioso e pode ser usado em qualquer posição
Desvantagem: preços mais elevados
Inalador pneumático: utilizam um compressor para transformar o medicamento líquido em vapor.
Vantagem: mais barato e podem ser usados com qualquer medicação
Desvantagem: são maiores, mais barulhentos, não são portáteis e não podem ser feitos com a criança deitada.
QUANDO FAZER A INALAÇÃO?
Muitos pais também têm dúvidas se podem fazer a inalação com o bebê deitado e/ou dormindo e não há problema nenhum nisso. Normalmente os bebês ficam irritados ao fazer a inalação e, por isso, os pais acabam procurando um momento mais tranquilo para que possam fazer e isso acaba sendo nos momentos da soneca.
Também não há problema em fazer inalação após o bebê ter mamado ou feito alguma refeição. Tente procurar momentos do dia que ele está tranquilo para que possa fazer corretamente a inalação, principalmente, se os pequenos estiverem fazendo uso de medicação e não apenas nebulização com soro fisiológico.
CUIDADOS COM O SORO FISIOLÓGICO
Muitas vezes compramos aquele frasco grande de soro fisiológico e deixamos ele aberto na geladeira. Mas, temos que ter cautela ao usá-lo para fazer inalação. Além de estar vencido, ele não pode ser usado gelado na inalação.
Depois de aberto, o soro deve ser usado em 15 dias e depois descartado. Confirme sempre nas informações que vem descritas no rótulo do produto (pode ser diferente em cada marca). O ideal é ter em casa aqueles flaconetes de 5ml ou 10 ml de soro, pois você não vai precisar armazenar na geladeira nem ter desperdício do produto.
Além de usar o soro contaminado, esse produto que está na geladeira está super gelado e ao colocar ele para fazer a inalação só vai aumentar a congestão nasal do seu filho e piorar o quadro respiratório dele. Então, sempre use o soro em temperatura ambiente.