Puericultura

O que é puericultura?

O bebê e a criança precisam de proteção e cuidados especiais, principalmente nos primeiros anos de vida, que é o período em que acontecem as principais mudanças e desenvolvimentos na vida desses pequenos pacientes.

A puericultura nada mais é do que dar uma atenção integral e promover a proteção e saúde das crianças e, é claro, compreender cada bebê e cada criança como um indivíduo único com suas características e particularidades.

A puericultura é uma especialidade médica dentro da pediatria que leva em conta a criança, sua família, o entorno que ela vive levando em conta todo o conjunto bio-psico-sócio-cultural.

E o que faço nessa consulta?

Nas consultas de rotina a criança é examinada e fazemos as medidas de peso, altura e do perímetro cefálico e sua análise em gráficos,  que são indicadores das condições de saúde das crianças.

Mas, não é só isso. Durante a consulta observo a criança dentro do consultório e conversamos com os pais e/ou cuidadores sobre os hábitos dela tanto os alimentares, cuidados com higiene, falamos sobre a importância da vacinação e entendo mais sobre o seu desenvolvimento, reflexo, habilidades, entre outros.

No primeiro ano de vida a recomendação é ter consultas mensais e, após esse período, é possível espaçar os atendimentos para as crianças saudáveis.  Entre um e dois anos as consultas podem ser bimestrais e, após essa faixa etária, as consultas podem ser trimestrais. Após os quatro anos, as avaliações podem ser anuais.

O pediatra é o profissional mais capacitado para orientar os pais e cuidadores sobre a saúde e cuidados com os filhos. Por isso, é importante que o médico conheça todo o histórico da criança e crie uma relação de confiança com ela e seus pais.

Mesmo com cuidados especiais todo esse processo também é importante para que seja feito um acompanhamento do desenvolvimento da criança.

Confira algumas dicas importantes sobre a puericultura:

Escolha o pediatra do seu filho ainda na gestação. A consulta pré-natal permite que você tire as principais dúvidas sobre os primeiros dias com o bebê em casa, sobre amamentação e auxiliar na adaptação com o recém-nascido em casa.​

Se deu tudo certo no parto e o bebê recebeu alta dentro do período esperado, ele deve ir ao pediatra quando completar uma semana de vida para ser avaliado. A segunda consulta deverá ocorrer após um mês do nascimento.

Se a criança for atípica, as consultas e os atendimentos podem ser mais frequentes e é importante criar uma equipe multidisciplinar para o melhor acompanhamento dessas crianças.​

Entre em contato