
Quais são as complicações mais comuns com prematuros?
novembro 23, 2021
Qual a boia mais indicada para bebês e crianças?
março 18, 2022Quem tem filhos pequenos normalmente ama o verão. Essa é uma estação muito gostosa, pois as crianças tendem a ficar menos doentes e adoram brincar com água, como no mar e na piscina. Mas, é muito importante para quem tem crianças pequenas ficar atento aos cuidados com eles por conta do forte sol e, principalmente, para evitar uma desidratação.
EXPOSIÇÃO E USO DO PROTETOR SOLAR
Os bebês menores de seis meses não podem usar protetor solar ainda. Então, é importante evitar os horários de sol muito intenso e essa recomendação vale para todos, não só para os bebês! Então, evite ficar debaixo do sol entre 10h e 16h e, é claro, usar e abusar da sombra de árvores, de guarda-sol e não esquecer algo importante: usar e reaplicar o protetor solar.

Reaplique sempre o protetor
O ideal é passar o produto na criança ainda em casa e, de preferência, no corpo todo e somente depois colocar a sunga, maiô/biquini ou fralda de piscina. Somente assim você evita deixar alguma área sem proteção. Opte por passar o produto pelo menos 20 minutos antes dele se expor ao sol ou entrar na água.
É importante reaplicar com frequência, ou seja, depois da criança entrar na água e também repassar a cada duas horas.
Outro item importante que não pode faltar na bolsa de praia/piscina é a camiseta com proteção UV e uso de óculos de sol (apropriados para idade e comprados em locais de confiança).E mais uma dica muito importante: não deixe o bebê dormindo embaixo do guarda-sol dentro do carrinho de bebê. Mesmo que ele esteja só de fraldinha, fica muito, muito quente .Se o bebê ficar choroso, a melhor coisa é ir para casa e ficar debaixo da sombra com muito mamá e água fresca.
E OS INSETOS. PODE USAR REPELENTE?
Com o calor vem os nada agradáveis pernilongos e mosquitos e suas incômodas picadas. As picadas, além de coçar, podem trazer doenças, como febre amarela, dengue, zika e chikungunya que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Então, assim como o protetor solar, o repelente é indispensável nessa época do ano.
Mas qual aplicar primeiro? O repelente ou o protetor solar? Posso usar os dois juntos? Sim! Pode e deve! Primeiro, aplique o protetor solar e aguarde por um período de 15 a 30 minutos para a pele absorver o produto. Em seguida, passe o repelente em todas as áreas expostas do corpo. Cada produto tem uma orientação de quando deve ser reaplicado. Ao comprar repelente, veja se ele pode também ser usado em crianças, pois nem todos podem ser usados em bebês e crianças pequenas.
Alguns repelentes podem ser usados em bebês, mas o ideal é usar com cautela e sempre consultar antes o pediatra. Prefira os produtos cremosos que não vão provocar intoxicação no bebê e, é claro, evitar usar durante à noite. Telas mosqueteiras na janela e no berço e repelentes naturais no ambiente, como citronela, ou repelentes de tomada no ambiente podem ser alguns recursos a serem utilizados.
ALIMENTAÇÃO NO VERÃO
Se o bebê mama no peito, use e abuse da livre demanda para que ele fique sempre hidratado. Se ele tiver mais de seis meses, ofereça água com frequência.
Prefira sempre levar frutas e outros alimentos da sua casa para serem ofertados para as crianças na praia. Leve tudo em uma bolsa térmica com gelo para conservar bem o alimento. Evite consumir frituras e outros alimentos que possam causar uma infecção alimentar nos pequenos. Use e abuse de consumo de água e de frutas refrescantes, como melancia e melão.

Criança come melancia na praia; opte em levar frutas e comidas de casa






