Consegue imaginar seu filho sendo cuidado pela pediatra, no conforto e aconchego da sua residência?
A visita domiciliar pode facilitar muito nessa atual pandemia onde há restrição à saída de casa. Pode ser uma escolha quando você tem um recém-nascido, por exemplo, ou quando se opta por manter a criança em ambiente mais acolhedor e menos estressante.
Já nos casos onde há um familiar com mobilidade reduzida existe uma dificuldade maior para sair de casa, seja para fazer consultas ou qualquer outro motivo. Há todo um preparo sobre quem irá acompanhar, tipo de veículo a ser utilizado e preparo de equipamentos de uso habitual além das reservas caso haja algum problema durante a saída de casa. Seja para rotina habitual ou devido a algum problema identificado (doença por exemplo).
Uma criança que precise, por exemplo, de oxigênio ou ventilador (respirador) normalmente necessita de um transporte especial o que gera gastos e muito trabalho, além de deixar a criança estressada com toda movimentação e mudança de ambiente.
Além disso, há muitas crianças que se estressam devido mudança de ambiente, excesso de estímulos externos, barulhos e pessoas diferentes.
Sabendo de toda essa dificuldade na locomoção, uma das minhas propostas de cuidado é ir até o paciente garantindo menos estresse para a família e a criança.
Tenho focado em atender as crianças dentro da sua própria casa, ou seja, sou eu que levo meu consultório até elas. Tudo isso permite oferecer um tratamento mais humanizado e individualizado.
CUIDADORES E EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
Essa visita ainda tem seus diferenciais que no consultório nunca seria possível. Ela permite que eu observe e auxilie os familiares nos cuidados de casa e ainda permite promover adaptações no ambiente que a criança vive, tornando-o mais acolhedor e mais funcional para os pais, para a criança e demais cuidadores.
A visita domiciliar também é uma ótima oportunidade de conhecer e me aproximar de quem convive com a criança seja da família ou profissionais que cuidam dela. Permite acesso direto aos cuidadores e assim, permite promover melhorias para o bem estar de todos os envolvidos.
Nessa consulta em casa também gosto de encontrar com quem atende a criança no dia-a-dia como enfermeira, fisioterapeuta, fonoaudióloga, entre outros profissionais para que nosso trabalho esteja sempre alinhado, buscando sempre dar mais qualidade de vida e permitir uma melhor recuperação de cada paciente.
Há melhor jeito de entender a rotina dessa criança, estando no local onde ela vive? E com quem ela vive?
Conhece alguma família que tenha filhos com mobilidade reduzida?
E quanto ao horário e dia? Não se preocupe! Combinamos o melhor para todos nós. Afinal, este é o objetivo do atendimento: que você tenha comodidade, facilidade e que seja confortável para a criança.
Se tiver mais dúvidas, não deixe de me enviar uma mensagem!